Como criar Empresa de Mediação Imobiliária?

Saiba o que precisa para criar uma Empresa de Mediação Imobiliária e os motivos para utilizar o CRM imobiliário X-IMO desde o início.
16 jan 2025 · 6 min de leitura
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Passos essenciais para iniciar o seu negócio imobiliário

A criação de uma Empresa de Mediação Imobiliária é um processo que requer planeamento estratégico, cumprimento de requisitos legais e uma estrutura operacional bem definida. No presente artigo, vamos explorar os passos essenciais para criar a sua Empresa de Mediação Imobiliária, bem como, enaltecer a importância de utilizar o CRM imobiliário desde o início para executar tarefas diárias com eficiência e alcançar resultados de sucesso.

1. Elaboração de plano de negócios

Um plano de negócios serve como um roteiro detalhado para orientar a criação, gestão e crescimento da sua Empresa de Mediação Imobiliária, fornecendo uma visão clara dos objetivos e estratégias definidos. Pelo que, para elaborar um plano de negócio eficaz deve começar por definir de forma clara a visão e missão da empresa, articulando os objetivos a longo prazo da imobiliária e o impacto que pretende causar no mercado imobiliário. Desta forma, estabelece um tom para o plano de negócios e ajuda a alinhar todas as decisões futuras tendo em conta os valores da empresa.

 

A análise de mercado é outro componente importante a abranger no plano de negócios, devendo incluir uma pesquisa da sua área de atuação, tendências atuais e futuras, perfil do seu público-alvo ou persona e avaliação da concorrência.

 

O modelo de negócio deve ser definido, especificando os serviços a fornecer, o que pode incluir a compra e venda de imóveis, arrendamento, gestão de propriedades e outros serviços relacionados, tais como, intermediação de crédito, entre outros.

 

O plano financeiro é o que irá demonstrar a viabilidade do negócio imobiliário. Deve incluir estimativas detalhadas dos custos iniciais, receitas, análise da margem de lucro esperada e cálculo do ponto de equilíbrio. Estas projeções financeiras devem ser realistas e ter como base pesquisas de mercado sólidas.

 

No que diz respeito à estratégia de marketing imobiliário, deve descrever em detalhe o plano da empresa para atrair e reter clientes. Tendo isso em vista, poderá incluir o uso estratégico de redes sociais, divulgação de imóveis em portais imobiliários, campanhas online e offline, networking e parcerias estratégicas com entidades ligadas ao setor imobiliário. É importante que a sua estratégia de marketing imobiliário seja abrangente e adaptável às mudanças do mercado imobiliário.

 

Investir tempo e recursos no desenvolvimento de um bom plano de negócios para a sua imobiliária é um processo que ajuda a evitar problemas no futuro e a garantir a viabilidade do negócio desde o início.

 

É importante rever e atualizar o plano de negócios regularmente consoante as oscilações do mercado imobiliário, da imobiliária e dos objetivos a longo prazo. Esta abordagem dinâmica assegura que o plano se mantenha como sendo uma ferramenta útil e relevante para guiar o crescimento e sucesso contínuo da sua Empresa de Mediação Imobiliária.

2. Registo da empresa

Para registar a sua Empresa de Mediação Imobiliária em Portugal poderá fazê-lo, online ou presencialmente, num balcão Empresa na Hora. Mas antes disso, deverá definir o tipo de estrutura jurídica - Sociedade por Quotas, Unipessoal por Quotas ou Sociedade Anónima -, escolher um nome para a empresa e verificar se o mesmo se encontra disponível ou então poderá escolher um dos nomes disponíveis.

3. Solicitar Licença de Mediação Imobiliária

Para exercer a atividade de mediação imobiliária é necessário obter a licença AMI junto do IMPIC (Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção), através do respetivo site ou presencialmente nos locais de atendimento.

4. Estruturar o negócio imobiliário

Uma vez que a Empresa de Mediação Imobiliária estiver legal, é necessário estruturar o negócio imobiliário a nível operacional. Comece por decidir se vai abrir um espaço físico num local estratégico ou optar por um modelo de negócio digital. A seguir, contemple o investimento em ferramentas desenvolvidas para o setor imobiliário que visam facilitar o trabalho diário dos profissionais, tais como, um CRM imobiliário integrado com site imobiliário e ferramentas de marketing imobiliário.

 

Caso faça sentido, recrute consultores imobiliários qualificados e invista em formação para criar uma equipa robusta de profissionais. Através de uma estrutura bem organizada, tem capacidade para operar de forma mais eficiente e fornecer um serviço de qualidade ao cliente.

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5. Lançar e promover a Empresa de Mediação Imobiliária

Com a parte legal e estrutural pronta, deve começar a delinear estratégias de marketing imobiliário para dar a conhecer a sua marca ao público-alvo. Desde a criação de uma identidade visual, a presença online por meio de um site imobiliário otimizado para SEO, campanhas de Google ADS, publicação de conteúdos relevantes nas redes sociais e divulgação de imóveis em portais imobiliários, é importante entender onde quer marcar presença e criar uma estratégia de marketing imobiliário consistente para estabelecer a sua marca no mercado e captar clientes.

 

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Motivos para utilizar o CRM imobiliário X-IMO desde o início

Utilizar um CRM imobiliário desde o início do seu negócio imobiliário é importante por vários motivos, entre os quais, o facto de conseguir fazer logo uma gestão eficiente de contactos, pois o X-IMO permite a organização e gestão de todos os seus contactos, leads e clientes de forma centralizada, o que facilita o acompanhamento e nutrição de relacionamentos.

 

Outro motivo para utilizar o CRM imobiliário passa pela capacidade de automatizar várias tarefas o que lhe permite otimizar tempo e reduzir erros. Assim, começa logo a trabalhar e executar as suas tarefas de forma eficiente desde o início.

 

O X-IMO também permite o acompanhamento e gestão da evolução dos leads ao longo das etapas do funil de negócios, desde a prospeção ao fecho do negócio. Fornece insights valiosos sobre o desempenho do seu negócio imobiliário e equipas possibilitando-lhe entender o que está a funcionar e o que precisa de ajustes ao longo do tempo. Pelo que, o facto de utilizar um CRM imobiliário para fazer todos os registos sobre tudo o que envolve a sua Empresa de Mediação Imobiliária, fará com que consiga tirar maior partido daquilo que o sistema oferece.

 

Um CRM imobiliário completo, como o X-IMO, desenvolvido para dar resposta a todas as necessidades inerentes à atividade de mediação imobiliária, integra para além da gestão, ferramentas de marketing imobiliário para potenciar a comunicação com o seu público-alvo e clientes. Desde email marketing para criar e enviar comunicação a grupos de contactos segmentados, site imobiliário integrado, geração de relatórios automáticoscriação de visitas virtuais automáticas, criação de folhas de montra, integração com montras digitais, criador de conteúdos para redes sociais e outros meios online e offline.

 

Mais do que isso, com a aplicação móvel X-IMO, consegue ainda aceder aos dados e informações que precisa em qualquer lugar, tornando-se assim mais ágil e produtivo onde quer que esteja.

 

Ao utilizar um CRM imobiliário desde o início, estará a estabelecer uma base sólida para o crescimento e sucesso do negócio imobiliário, permitindo-lhe concentrar-se em construir relacionamentos sólidos com clientes e no fecho dos negócios.

  • Passos essenciais para iniciar o seu negócio imobiliário
  • 1. Elaboração de plano de negócios
  • 2. Registo da empresa
  • 3. Solicitar Licença de Mediação Imobiliária
  • 4. Estruturar o negócio imobiliário
  • 5. Lançar e promover a Empresa de Mediação Imobiliária
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